IRPF 2020: Quem é Isento da Declaração?

imposto de renda

A isenção do imposto de renda (IRPF) é um benefício que dispensa contribuintes que não se enquadram nos requisitos exigidos para apresentação da declaração. Portanto, devem seguir as exigências  para isso.

Requisitos

• Isenção de IRPF por Valor: diz respeito ao valor máximo de rendimentos apresentados até 31 de dezembro. Portanto, todos os contribuintes que tiveram uma renda anual inferior a R$ 28.559,70 no ano de 2019 estarão isentos do pagamento.

• Isenção de IRPF por Doença: O segundo caso de isenção é destinado às pessoas que têm alguma doença grave. Mas, essa isenção está prevista na Lei 7.713/88 e não é automática. Portanto, para fazer jus ao direito, o contribuinte deve apresentar um laudo médico, assinado por um médico do SUS, preencher o formulário e entregá-lo em uma unidade da Receita Federal. Portanto, as doenças que isentam da declaração são:


– Alienação mental.
– Osteíte deformante.
-Tuberculose ativa.
– Hanseníase.
– AIDS.
– Neoplasia maligna (câncer).
– Doença de Parkinson.
– Paralisia Irreversível e Incapacitante.
– Contaminação por radiação.
– Cardiopatia grave.
– Espondiloartrose anquilosante.
– Fibrose Cística.
– Cegueira (inclusive monocular).
– Hepatopatia grave.
– Esclerose Múltipla.
– Nefropatia Grave.

Obs.: Entretanto, quem é dependente na declaração de outros contribuintes não precisam fazer outra declaração. Todavia que, na primeira serão informados todos os seus rendimentos, uma segunda declaração é desnecessária.

 

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores