Compartilhar

A exemplo do que acontece com organizações que atuam em quaisquer segmentos, as empresas de contabilidade também precisam estar atentas ao movimento do mercado, às realidades que se apresentam aos gestores, às novas formas de ser e fazer para crescer, mantendo-se conectadas ao mundo que as cercam. Nesses mais de 30 anos de vivência no segmento contábil, não tenho receio em afirmar que presenciei diferentes e variadas histórias, vi empresas nascerem e se fortalecerem e outras sucumbirem ante dificuldades. Atravessamos períodos em que equipes e empresas se fecharam em suas especialidades, talvez acreditando que esta seria uma maneira segura de manter uma posição de destaque: seja o melhor em sua especialidade e guarde a sete chaves seus conhecimentos para ser – se possível a única – referência.

A evolução dos sistemas de gestão – sobretudo a gestão do conhecimento – nos vem ensinando que o verdadeiro, mais seguro e menos tortuoso caminho para que uma empresa seja competitiva e inovadora no mercado, reside justamente na aquisição, renovação, no compartilhar e disseminar conhecimento. No segmento contábil, essa prática mostrou-se fundamental para atender uma forte tendência: a oferta de muitos e especializados serviços, criados em sintonia com as demandas de clientes que cada vez mais necessitam de informações em suas organizações. Isso requer conhecimento profundo e variado.

Pois bem, apesar de ainda existirem pessoas que acreditam que o conhecimento deve ser tratado como um “nicho”, e que como coordenador de um negócio o gestor deve ser o dono único da informação e do conhecimento, a prática nos mostrou que esse comportamento é um erro. O que o gestor precisa, realmente, é coordenar não o negócio em si, mas os diferentes níveis de conhecimento entre os integrantes do grupo que dirige. E não serei ingênuo de tentar fazê-los acreditar que esta é uma tarefa fácil. Trata-se de um comportamento que requer preparo, serenidade, desprendimento e humildade. Sim, muita humildade, afinal nem sempre é fácil descer do pedestal de ‘grande chefe’ e aprender a valorizar o outro e seus saberes.

E mais: compartilhar conhecimento em um ambiente de trabalho não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para a troca e para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional. É um comportamento que ajuda nossa comunidade profissional a evoluir cada vez mais, respeitadas as particularidades e especialidades de cada um. Provavelmente, em algum momento você, como gestor, deve ter feito uso da expressão “Nosso maior capital são as pessoas”. Então faça disso uma verdade!

Creia: a interação entre pessoas, tecnologias e processos é um dos mais sólidos suportes para uma organização executar bem novas e complexas tarefas, e um bom número de gestores  – e consequentemente de organizações – ainda não assimilou ou consolidou essa cultura, seja por descaso, ou simplesmente por não saber como começar a agir desta forma.

Por tudo o que aprendi e venho me forçando a colocar em prática, posso afirmar que compartilhar e disseminar conhecimento pode gerar valor em nossas vidas, na vida de outras pessoas e ter efeitos incríveis. Essa prática nos possibilita a encarar com segurança novos desafios e, como consequência, evoluir. Mas, para que essa prática realmente funcione, precisamos ser altruístas.

E há que se praticar o desapego em relação ao sucesso unicamente pessoal, uma vez que compartilhar saberes, informações e conhecimento presume, também, o compartilhamento do sucesso dos bons resultados, o reconhecimento dos valores individuais e o amparo no caso de eventuais erros e insucessos.

Uma coisa é certa: a prática do compartilhamento – e consequentemente do aprendizado – contínuo, contribui para que pessoas e organizações consigam renovar-se da forma e na velocidade que o ambiente externo e o mercado demandam, sem grandes traumas ou dores. Assim, os saberes e competências que se originam nas pessoas, acabam enraizados nas organizações.

 

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores