planos

Ano novo, vida nova. A expressão, repetida inúmeras vezes nesse período de início de ano, parece embalar os sonhos de muitas pessoas de que coisas boas estão a caminho, mudando a vida e deixando tudo melhor, mais leve e colorido; sonhos se realizarão, conquistas serão comemoradas e sucesso (seja ele pessoal ou profissional) será a consequência. Certo? Creio que não. Entendo que o espírito de renovação que normalmente fica muito evidente durante as festas de final de ano estimule essa forma de pensar, mas é importante ter consciência que deixar essa grande responsabilidade a cargo do mês de janeiro leva ninguém a lugar algum. É preciso agir.

Existe uma frase que sempre me vem à lembrança e muito me inspira. Ela foi escrita pelo navegador brasileiro Amyr Klink e acredito que retrate bem o que deve guiar nossas reflexões nesse início de ano: “Um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar…”

Ele sabe bem do que está falando. Com certeza ainda menino sonhou com suas aventuras, cresceu planejando como transformá-las em realidade, e partiu para a ação. Para quem não o conhece, em 1983, Amyr Klink terminou a construção de seu primeiro barco e, no ano seguinte, fez a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul, numa jornada de 3.7 mil milhas e 100 dias.

Com certeza, fácil não foi. Mas, em algum momento, Amyr tirou planos da gaveta e saiu em busca de sua concretização. Acho que ninguém duvida que enquanto se tem apenas um sonho, sem que se busque alcançá-lo, ele não passa de uma ilusão. Não quero com isso diminuir a importância dos sonhos e dos planos: eles refletem nossas vontades, anseios, objetivos e metas, e no fim das contas é isso que nos move, nos faz ter vontade de agir. Quero, isso sim, reforçar a necessidade de buscar transformar cada sonho, plano ou projeto em realidade. Sonhos podem se perder no tempo, ficar esquecidos no fundo das gavetas de casa ou do escritório. Se você não tomar decisões e começar a agir, eles continuarão lá.

É claro que não é uma decisão fácil, pois sonhar e planejar requer apenas vontade, e em alguns minutos, talvez até de olhos fechados, conseguimos projetar os sonhos do início ao fim, definindo exatamente o resultado que desejamos alcançar. Mas agir… Ah! Meus amigos, agir exige de nós iniciativa, dedicação, às vezes muito esforço, e sempre, muito trabalho. Simples perceber, então, a simplicidade de sonhar, planejar e guardar projetos em uma gaveta, em contraponto com a complexidade de executar. Mas a vida me ensinou que projetos não executados podem se transformar em frustrações, e o preço que se paga é muito alto.

Então, vamos “começar”, como diz Amyr? Vamos aproveitar este “Ano Novo”, que como sempre vem, sim, repleto de esperança e confiança, e fazer acontecer algo realmente melhor? Vamos empreender no trabalho e na vida pessoal, aproveitar a disposição e boa vontade que normalmente aparecem no mês de Janeiro e “limpar as gavetas”? Vamos nos alimentar de autoconfiança, determinação e garra e fazer um 2019 intenso e repleto de sonhos realizados? Tenha em mente o seguinte: nós temos que nos mover, e o que nos faz começar é a decisão. Então, comece decidindo que 2019 será como você deseja. E feliz Ano Novo!

 

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores