informação

Decisões ocorrem o tempo todo, em diferentes aspectos da vida, e pode passar despercebida a importância que a informação tem nesse contexto. A informação mostra onde pode e precisa ser melhorado, o que está dando certo, o que pode se tornar um problema futuro e o que pode facilitar o dia a dia na organização.

É sabido que o acesso à informação facilita as melhorias em uma empresa, afinal, para melhorar, é preciso identificar o que precisa ser melhorado. Imagine quantas decisões equivocadas podem ser tomadas com suposições erradas, um exemplo disso seria fortalecer um produto ou serviço para determinado perfil de cliente, quando ele é mais interessante para outro perfil. Usar com sabedoria as informações faz muita diferença, torna privilegiados aqueles que as utilizam. Pois a partir das informações, é possível traçar estratégias que viabilizam o êxito almejado.

Quando um administrador começa a ter informações, é como se ele estivesse dirigindo um carro a noite com o farol apagado e passasse a usar o farol. As informações permitem antever as necessidades, de forma que cada etapa pode ser mais estudada e feita de forma mais assertiva. Como citado por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

Dessa forma, o uso das informações possibilita uma tomada de decisão que pode mudar o cenário atual e criar novos ambientes futuros. E no decorrer desse processo, o uso das informações também se faz presente, permitindo o acompanhamento da evolução e possibilitando alterações nas decisões. Percebe-se então que depois de fazer uso das informações, é difícil não as utilizar, visto que elas abrem oportunidades e permitem um diagnóstico do que ocorreu e está ocorrendo. Nesse sentido, a confiabilidade e a precisão das informações é que possibilitam a sua utilização para a definição de estratégias e tomada de decisão.
É importante destacar que os dados por si só não resolvem nada, e sim quando são a base para a definição de estratégias e tomada de decisão, ou seja, quando se transformam em ação. Os dados não anunciam o que será necessário ou recomendado fazer, isso depende das interpretações e análises de cada gestor. Quanto às estratégias, não existe um certo ou errado, não há “receita de bolo”, depende da visão e missão da empresa. O importante é que as estratégias estejam alinhadas com os valores e que as partes envolvidas estejam cientes do que se deseja alcançar.

É comum as organizações buscarem os dados quando a situação da empresa está diferente do esperado, para entender o que está acontecendo, e só assim percebem o poder da informação, e que aqueles que a usam conseguem mais facilmente uma posição de destaque. As informações e o uso delas é poder. Use-a e enxergue claramente o que está acontecendo e o que está por vir.

 

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores