Para onde vão os impostos que pagamos?

impostos

O Brasil conquistará mais um título, mas esse está longe de ser positivo. Porque em 2019, ganhamos o posto de primeiro colocado como o país que mais tributa empresas, pegando a liderança da França e a deixando em segundo lugar. Mas quem pudera, são tantos os tipos de impostos no Brasil que chegam a confundir os empresários. Então, no Brasil, os impostos são divididos entre federais, estaduais e municipais, e as tributações representam uma fatia generosa do rendimento anual de uma empresa.

Mas você sabe o que é Pacto Federativo e o que tem a ver com isso? Entre outras coisas, o pacto federativo define como as receitas e as atribuições são distribuídas entre os governos federal, estadual e municipal. Na Constituição de 1988 o pacto federativo vigente foi baseado no princípio da descentralização político-administrativa para que os governos locais pudessem fazer investimentos considerando a realidade específica da população. Então, assim, os impostos ficaram divididos entre a união, o estados e o município.

E para onde vão os impostos que nós pagamos?

65,4% vão para a União:

São impostos federais IR, IPI, IOF, Imposto de importação, Imposto de exportação e Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR).

27,4% vão para os estados:

ICMS, IPVA e Imposto sobre transmissão causa mortis e doação de qualquer bem ou direito (ITCMd)

7,2% vão para os municípios:

IPTU, Imposto sobre transmissão de bens imóveis intervivos (ITBI) e Imposto sobre serviço (ISS)

 

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores