O que é Balancete?

balancete

O balancete é um documento contábil que reúne todas a contas em movimento na empresa, onde são contabilizados seus saldos. O balancete é um relatório que pode ser mensal, quinzenal e até diário, a depender das necessidades de uma empresa. Esse documento pode ajudar uma empresa a evitar erros tanto de crédito quanto de débito.

Em outras palavras, a finalidade dele é certificar de quem o método de partidas dobradas está sendo devidamente observado pela parte de escrituração de uma empresa, confirmando se há mesmo um crédito que é correspondente a cada débito, o que faz com que o saldo credor seja semelhante ao saldo devedor dessa empresa.

O balancete reflete a contabilidade de uma empresa ou de uma organização num determinado período. Por isso, atua como base na hora de preparar as contas anuais.

As empresas precisam fazer Balancete?

Apesar de não ser obrigatório, o balancete é muito importante para prevenir possíveis erros de crédito e débito nas contas de uma empresa. Os valores de saldos do balancete são flutuantes, ou seja, podem ser alterados a qualquer instante.

O correto é que a diferença dos ativos e passivos de uma empresa seja sempre zero, seguindo o método das partidas dobradas. Dessa forma, o total de débitos deve ser sempre igual ao total de créditos.

Como o balancete informa a posição financeira de um negócio a partir de uma data (mensal, trimestral, semestral), ele permite que alguém — como um credor — veja o que uma empresa possui e o que ela deve.

Esta é uma informação valiosa para instituições financeiras que precisam determinar se uma empresa se qualifica para créditos ou empréstimos. Outros interessados no balancete incluem os acionistas, investidores em potencial, administradores de empresas, fornecedores, clientes, concorrentes, órgãos governamentais e sindicatos.

Ou seja, com o balancete, verifica-se a capacidade da empresa de pagar por tudo o que que possui (ativos), seja utilizando dinheiro emprestado (dos passivos), seja retirando-o dos investidores (patrimônio dos acionistas).

Como utilizar o Balancete?

O balancete permite que os gestores monitorem a evolução das receitas e despesas. A partir dessas informações, é possível acompanhar as margens de lucros de produtos e serviços, além do cumprimento de metas financeiras.

Diante dessa visão patrimonial, os gestores podem comparar saldos apresentados com o orçamento, servindo para análise dos objetivos de negócio da empresa. A partir do resultado, é possível fixar o valor dos lucros aos acionistas ou ao empresário individual.

Também é possível determinar a base de cálculo do IRPJ e  CSLL sobre o lucro real, além de elaborar o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE).

Fonte: Conta Azul

Leia mais notícias através deste link.

 

Fique por dentro de todas as novidades através das nossas redes sociais!

Facebook: @rgcontadores

Instagram: @rgcontadoressc

Linkedin: linkedin.com/company/rgcontadores

Twitter: @rg_contadores

YouTube: RGContadores